Voltar para a seção "Dicas"

Grossuras

Assim como existem 2 tipos mais conhecidos de roscas, existem 2 tipos mais comuns de grossura para rosca máquina (que se usa porca):

Milímetros e Polegadas

Métrico (milímetro):
Sistema Internacional (SI), de base métrica, adotado pelo Congresso Internacional de Zurique em 1898, em que o filete tem também o perfil de um triângulo com um ângulo ao vértice de 60°. (Retirado do Wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Parafuso#Padroniza.C3.A7.C3.B5es)

 

Polegada:
O inglês ou whitworth é o mais antigo, pois foi adotado pela "Institution of Civil Engineers" em 1841, cujo filete tem o perfil de um triângulo isósceles com os ângulos arredondados e o ângulo do vértice em 55°.

 

Rosca Fina ou Grossa?

Dessas 2 grossuras (Milimetro e Polegada) existem 2 tipos comuns de rosca para cada: Rosca Grossa e Rosca Fina

Exemplo: Existem parafusos de polegada 1/2 rosca grossa e 1/2 rosca fina. Usam a mesma chave na cabeça e na porca, mas não tem a mesma rosca.

Assim como existem parafusos métricos de 14 milímetros rosca grossa e 14 mm rosca fina, também usando a mesma chave, mas não com a mesma rosca:

 

Uma porca 14 mm rosca fina vai ser o exato mesmo tamanho de uma 14 mm rosca grossa. A diferença está nos fios de rosca, uma porca rosca grossa não entra num parafuso rosca fina e vice-versa. Da mesma maneira funciona com as polegadas.

O parafuso 12 milímetros é um dos mais complicados, por que além de ter rosca grossa (1,75 fios) e rosca fina (1,5 fios), ele é muito próximo do seu correspondente em polegadas o 1/2 polegada (que em milímetros dá 12,7). Existe o 1/2 rosca grossa (13 fios), rosca fina (20 fios).
E para complementar há uma rosca menos comum do parafuso 12 milímetros, mas que existe muito por aí (principalmente em carros), o 12 milímetros rosca 1,25 (rosca super fina?).

A melhor maneira de saber qual é o que você precisa é trazer pelo menos uma amostra ao balcão. Seja uma porca ou um parafuso. O ideal seria o conjunto porca/parafuso, mas com um dos dois já é uma ajuda muito grande, uma vez que se pode medir “com o olhar” o tamanho e até a grossura do parafuso, mas a rosca é muito mais complicada para se medir somente olhando.

Não se esquecendo de trazer também a medida do comprimento que precisa, para não ter que voltar atrás de “um parafuso um tiquinho mais longo”.

Voltar a Dicas

 

Voltar a página inicial

WalterCiserGedoreAncoraDeWALTMakitaBracol3MMultifixOrbiquimicaIrwinCornetaKalipsoVonder